Aprender com alegria

Aprender com alegria

sábado, junho 18, 2011

CINEMA AD

Centro de Cultura Ordovás de Caxias do Sul retoma programação especial para deficientes visuais

Tornar o cinema e a cultura acessíveis a todos vai além da formação de público e da promoção de sessões com bons preços. Democratizar o acesso ao cinema passa pela adoção de recursos que garantam que todos possam acompanhar os filmes. Por isso, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Centro de Cultura Ordovás, retoma o projeto Cinema AD, que exibirá filmes com recursos de acessibilidade como a audiodescrição (AD) permitindo que pessoas com deficiência visual possam ter contato com essas obras.

Dando sequência à proposta realizada em 2010, o público poderá conferir sessões especiais com AD na Sala de Cinema Ulysses Geremia. Para dar início será exibido "Ensaio sobre a Cegueira". O filme conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma metrópole. Tal "cegueira branca" - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa, manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.

Ensaio sobre a Cegueira, dirigido por Fernando Meirelles (de "O Jardineiro Fiel" e "Cidade de Deus", pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor), é baseado na obra do escritor português José Saramago, primeiro escritor da Língua Portuguesa a receber o Nobel de Literatura. 

Durante todas as sessões, gratuitas e abertas à todos, serão distribuídas vendas para o público não-deficiente acompanhar os filmes com audiodescrição. A partir dessa técnica, as imagens são traduzidas em palavras. Elas vão sendo descritas em conjunto com as falas originais ao mesmo tempo em que a imagem aparece na tela. Tal recurso não se sobrepõe ao conteúdo sonoro principal do filme, mas permite que pessoas com deficiência visual compreendam a obra, sem dificuldade.

SERVIÇO

O QUE: Sessão de Cinema gratuita com AD no Centro de Cultura Ordovás 
FILME: Ensaio sobre a Cegueira
QUANDO: 18/06/11
HORÁRIO: 15h30min
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO: 121min
DIREÇÃO: Fernando Meireles
PRODUÇÃO: Brasil / Canadá / Japão
ELENCO: Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga, Marl Ruffalo, Sandra Oh, Gael García Bernal, Don McKellar, Maury Chaykin, Martha Burns,
 
INFORMAÇÕES: Centro de Cultura Ordovás,
 

Rua Luiz Antunes, 312 - Bairro Panazzolo
(54) 3901-1316 / 3901-1317


Nenhum comentário:

Postar um comentário